Escolas SESI de Alagoas brilham no Festival Regional de Robótica, em Campina Grande | Sesi Alagoas
05/02/2026

Tempo médio de leitura estimado: 5 minutos

Notícias Notícias FIEA

Escolas SESI de Alagoas brilham no Festival Regional de Robótica, em Campina Grande

Com talento, inovação e trabalho em equipe, escolas SESI de Alagoas levam o estado ao pódio da robótica educacional


Criatividade, trabalho em equipe e muita tecnologia marcaram a participação das escolas SESI de Alagoas no Festival Regional SESI de Robótica, realizado em Campina Grande, na Paraíba, nos últimos dias 3 e 4. Em meio a mais de duas mil pessoas inscritas e equipes de vários estados do Nordeste e do Amapá, os estudantes alagoanos mostraram que sabem, literalmente, programar o futuro.

Representando o estado, duas equipes conquistaram resultados expressivos e levaram Alagoas ao pódio da competição, considerada uma das mais importantes da robótica educacional no país.

A equipe SESI CAMBTEC, da Escola SESI Centro, conquistou o 2º lugar no Champions Award, o principal prêmio da competição, garantindo classificação direta para o Festival SESI de Educação. Já a equipe SESI SENAI Robomac, da Escola SESI SENAI Benedito Bentes, alcançou o 1º lugar em Core Values, tornando-se 1ª suplente para o Festival SESI de Educação.

Para muitos dos estudantes, o regional foi mais do que uma competição: foi uma experiência transformadora. Segundo o técnico da equipe Cambtec, Joab de Almeida Leite, a estreia dos alunos impressionou pela maturidade e pelo espírito colaborativo.

“Pude ver claramente o desenvolvimento desses jovens, que se tornaram grandes durante o campeonato! Foi a primeira participação de todos os membros da equipe na competição. Mas eles demonstraram maestria na execução de todo o processo, tanto do Projeto de Inovação quanto do Design do Robô e dos Core Values, mostrando a relação de aprendizado e respeito com outras equipes. Agora vamos nos preparar para a etapa nacional em São Paulo!”, disse.

A emoção também ficou evidente no depoimento da estudante Rafaella Alves de Santana, do 9º ano da Escola SESI Centro, competidora da equipe Cambtec. “Para mim, o regional foi algo incrível e superou totalmente minhas expectativas! Eu e minha equipe ficamos extremamente felizes e empolgados. As minhas expectativas para o torneio nacional são que a gente se divirta muito e, se possível, conquiste uma vaga para o internacional. Com certeza, vou aproveitar o máximo!”, destacou.

O desempenho das equipes também foi destacado por Eduardo Monteiro Cerqueira, supervisor de Robótica e Iniciação Científica, que acompanhou de perto a evolução dos estudantes ao longo da competição.

“É muito gratificante ver o desenvolvimento desses alunos aqui no regional de Campina Grande, na Paraíba. A maioria deles está competindo pela primeira vez e, mesmo assim, competiram em alto nível. São alunos muito jovens, que ainda têm muitas temporadas pela frente, e isso mostra o empenho deles e a dedicação conjunta com os técnicos nessa preparação para o regional. Agora, seguimos firmes e fortes para a etapa nacional”, enfatizou.

Sobre as conquistas, Eduardo ressaltou a importância dos prêmios alcançados pelas equipes alagoanas. “Recebemos o Champions Award em segundo lugar para a equipe Cambtec e o prêmio de primeiro lugar em Core Values para a equipe Robomac. Esse é um prêmio muito importante dentro da comunidade da FIRST, porque mostra que a equipe não é focada apenas na parte técnica, na programação e na construção do robô, mas também nos valores humanos da competição: respeito, ética e inspiração para outras equipes”, afirmou.

Quem fez acontecer

A delegação alagoana contou com uma equipe técnica multidisciplinar que acompanhou de perto cada etapa da jornada dos estudantes durante o Festival Regional SESI de Robótica. Fizeram parte da equipe Eduardo Monteiro Cerqueira, supervisor técnico de robótica; Joab de Almeida Leite, Matheus Antônio Lima dos Santos, Sandro Anderson Neris dos Santos e Gabriela Pereira de Moraes Toledo, técnicos; além de Lia Pereira Kupstaitis, psicóloga educacional, reforçando o cuidado com o desenvolvimento emocional e humano dos competidores.

Representando a Escola SESI SENAI Benedito Bentes, pela equipe SESI SENAI Robomac, participaram os estudantes Benjamin Lucas Passos Lira, Joaquim Baracho Gonzaga, Andréa Luiza Teodósio Lima, Leonardo Casemiro de Carvalho Magalhães e Erika Menezes Borne. Já a equipe SESI Cambtec, da Escola SESI Centro, foi formada por Kauã Matias Vieira, João Filipe Mamede Martiniano Cerqueira Bastos, Maria Sophia de Deus Ben Belaid, Anne Beatriz Tenório Almeida, Pedro Bernardo Teixeira e Rafaella Alves de Santana, estudantes que demonstraram talento, criatividade e espírito colaborativo ao longo de toda a competição.

Educação, inovação e futuro

Realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), o Festival Regional SESI de Robótica o evento promove a metodologia STEAM (que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e desafia os participantes a projetar soluções inovadoras, desenvolver robôs, criar estratégias e, acima de tudo, aprender a trabalhar em equipe.

Com arenas de competição, estandes interativos e área gastronômica, o festival se consolida como um espaço onde educação, inovação e indústria caminham juntas – e onde jovens talentos, como os de Alagoas, mostram que o futuro já começou.

Álbum de fotos no Flickr.