Notícias

Projeto de alunos da Escola Sesi Cambona conquista prêmio do Instituto Alana

Quarta-feira, 24 de março de 2021

‘Placas em Braille Sustentáveis’ também é destaque em feira virtual promovida pela USP

Depois de se classificar para a final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Universidade de São Paulo (USP), o projeto “Placas em Braille Sustentáveis”, desenvolvido por alunos da Escola Sesi Cambona, obteve outra conquista de âmbito nacional.

Desta vez, a ideia que une sustentabilidade e inovação foi premiada na 6ª edição do Desafio Criativos da Escola, do Instituto Alana, uma organização da sociedade civil fundada em 1994, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância.

A ideia dos estudantes da Escola Sesi Cambona visa a  proporcionar acessibilidade aos deficientes visuais por meio da instalação de placas de sinalização em Braille nos estabelecimentos públicos e privados.

As placas foram confeccionadas em materiais recicláveis, como tecidos PVC (Policloreto de Vinila) e PP (Polipropileno) de capas plásticas escolares, para fazer a escrita em Braille. O processo foi realizado no laboratório de ciências e o valor total gasto foi cerca de apenas R$ 15. Com as placas prontas, o grupo implantou na Escola Estadual de Cegos Cyro Acyoli, em Maceió.

O projeto é dos jovens Jhonatas Augusto Silva (16) e Eduardo Monteiro Martiniano (15), da 2ª série do ensino médio; e Jayane Milena (17), da 3ª série, com orientação da professora Andrea Souza.

Febrace

Já na Feira da USP, o projeto está participando da exposição virtual que segue até esta sexta-feira, 26. A cerimônia de premiação será neste sábado, 27, com transmissão pelo Youtube da Febrace. A mostra virtual pode ser visualizada no link febrace.org.br/virtual/.

Compartilhe: