Notícias

Escola Sesi Senai Benedito Bentes aproxima os alunos da Indústria

Quinta-feira, 02 de junho de 2022

Iniciativa visa a ampliar visão de jovens sobre realidade do mercado de trabalho

Durante três dias, a Escola Sesi Senai Benedito Bentes promoveu a aproximação entre os alunos do ensino médio e a Indústria, para que os adolescentes adquirissem uma visão do mercado de trabalho mais próxima da realidade. Da última terça-feira (31), até esta quinta (2), a primeira edição do “Indústria é Coisa Nossa” levou convidados especiais ao Espaço Maker para conversar com os jovens.

Também foi realizada exposição sobre personagens ligados ao setor produtivo na biblioteca da escola, localizada no bairro Benedito Bentes.  A diretora da unidade de ensino, Alessandra Damacena, explica que o evento marcou as comemorações do Dia da Indústria, celebrado em 25 de Maio.

“A ideia é que eles discutam quais as oportunidades que a indústria oferece, tanto de estágio quanto de emprego. E que eles tenham uma condição melhor, mais ampla e diversificada de fazerem sua escolha para o mercado de trabalho”, conta.

O instrutor da área de Gestão, Almir Cota, explica que as palestras provocaram uma mudança de visão nos alunos, tanto em relação ao mercado de trabalho, quanto sobre o conteúdo programático das disciplinas.

“Eles começaram a enxergar que a perspectiva da indústria e do mercado de trabalho está totalmente conectada com o que eles estão aprendendo em sala de aula. Alguns deles me disseram: ‘eu achei que essa disciplina não tinha muita importância e eu ouvi, na palavra de um empresário, ele falando coisas que a gente está aprendendo em sala de aula’”, afirma.

O estudante do 1º ano Luiz Carlos, de 15 anos, gostou de conhecer a Indústria 4.0, abordada pelo diretor da Norvinco, Jurg Hassenstein, além dos processos industriais da empresa de integração energética Origem. Nesta quinta, 2, os gerentes da empresa Ruan Santos (Relações Institucionais) e Danielle Carmo (Petróleo e Gás) falaram, entre outras coisas, sobre gestão ambiental e resgate de créditos de carbono.

“Eu acho importante ter aulas desse tipo nas escolas. Acho que trouxe um pouco [de conhecimento], despertou a minha fé na indústria, aqui, de Alagoas”, disse o aluno. Em outra palestra, o colaborador do Senai Luiz Gustavo falou sobre o mercado de trabalho e a importância da qualificação profissional.

Compartilhe: