Notícias

Escola Sesi Cambona é finalista de feira científica promovida pela USP

Segunda-feira, 15 de março de 2021

Projeto Placas em Braille Sustentáveis proporciona acessibilidade e inclusão para cegos

O projeto Placas em Braille Sustentáveis, desenvolvido por alunos da Escola Sesi Cambona, é um dos 345 finalistas da 19ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que é promovida pela Universidade de São Paulo (USP). A mostra virtual da Feira começa nesta segunda-feira (15) e segue até o próximo dia 26.

No total, foram cerca de 1.250 projetos inscritos, submetidos por mais de quatro mil estudantes de todo o Brasil. Os selecionados serão julgados e premiados pela criatividade e rigor científico. A cerimônia de premiação será no dia 27 próximo, com transmissão pelo Youtube da Febrace.

A ideia dos alunos do Sesi Alagoas visa a  proporcionar a acessibilidade aos deficientes visuais por meio da instalação de placas de sinalização em Braille nos estabelecimentos públicos e privados. O projeto é dos jovens Jhonatas Augusto Silva (16) e Eduardo Monteiro Martiniano (15), da 2ª série do ensino médio; e Jayane Milena (17), da 3ª série, com orientação da professora Andrea Souza.

Segundo Jhonatas, a relevância do trabalho está na inclusão. “O projeto Placas em Braille Sustentáveis proveio do desejo de democratizar a acessibilidade, permitindo que os deficientes visuais possuam a autonomia que lhes é regida por lei, contribuindo para a melhoria da infraestrutura urbana com a instalação de placas de sinalização em Braille nos estabelecimentos”, destaca.

Um dos maiores aprendizados, explica Eduardo, é a empatia. “No trabalho de campo tive a oportunidade de entender um pouco mais sobre a vida e dificuldades dos deficientes. Além de tudo, tive um grande aprendizado na área escrita que, certamente, usarei em outras áreas da minha vida”, afirmou.

Exposição on-line

A mostra virtual da Febrace pode ser visualizada no link febrace.org.br/virtual/. Além das Placas em Braille Sustentáveis, da Escola Sesi Cambona – projeto que pode ser visitado clicando AQUI  –, Alagoas tem mais três projetos classificados para a final da 19ª Febrace.

São finalistas os projetos Aproveitamento de Materiais Descartáveis para Produção de Cola Natural para Placas de Madeiras e Derivados, da Escola Estadual Professora Izaura Antônio de Lisboa (Arapiraca); Produtos de Limpeza Sustentáveis Utilizando a Folha de Bananeira, da Escola Estadual Professor Arthur Ramos (Pilar); e Utilização da Bioeconomia e Produção Consciente para Obtenção de Produtos Cosméticos a partir do Coco e dos seus Resíduos, da Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão (Maceió).

Compartilhe: