Notícias

Equipes Sesi/Senai treinam intensamente para torneio regional de Robótica na BA

Terça-feira, 28 de janeiro de 2020

orneio de Robótica First Lego League (FLL) que acontece em Salvador-BA, dias 8 e 9 de fevereiro

São 12 horas de treinamento por dia. Férias escolares? Nem pensar. Os alunos das equipes Robocamb (Escola Sesi Cambona) e Roboben (Sesi/Senai do Benedito Bentes) intensificam a preparação para a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) que acontece em Salvador-BA, dias 8 e 9 de fevereiro.  

Mas, a viagem acontece dois dias antes. Seis de fevereiro, eles embarcam para a capital baiana, onde antecipam a preparação, organização das equipes e reforçam a concentração, totalmente voltados para o campeonato.

Se a preparação é intensa, a expectativa está gigantesca. “A equipe Sesi Robocamb é, dois anos seguidos, a campeã desse torneio e a esperança é buscar o tricampeonato e uma vaga para a etapa nacional”, disse o treinador Victor Dantas.

Além do desafio do robô, as equipes precisam apresentar um projeto de pesquisa de acordo com o tema proposto pelos organizadores do torneio – o Sesi Nacional e o grupo Lego Education, da Dinamarca. Na temporada 2019/2020 (City Shaper), os estudantes devem pensar soluções para melhorar a vida nas grandes cidades.

Os alunos da Sesi Robocamb desenvolveram um projeto que usa raspa de pneu, juntamente com uma resina e um catalisador, criando uma nova estrutura para os telhados que hoje são feitos de madeira. O material aumenta a resistência dos telhados e evita desabamentos.

A equipe Sesi/Senai Roboben, treinada pelo professor Eduardo Monteiro, pensou numa cerâmica para uso hospitalar com esmalte antibacteriano. O objetivo é reduzir o índice de infecção hospitalar que, segundo a pesquisa, causa 100 mil mortes no Brasil anualmente.

Compartilhe: