Notícias

Equipe do Sesi Senai de Alagoas fatura dois prêmios no regional de Robótica

Segunda-feira, 26 de abril de 2021

Robomac desenvolveu o melhor robô entre 20 equipes de três estados

No seu primeiro compromisso oficial do ano, a equipe Robomac, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, foi a única a conquistar dois prêmios no Torneio Regional de Robótica First Lego League, promovido pelo Sesi de Pernambuco. A representante de Alagoas ficou em 1° lugar no Desempenho do Robô e em 2° na categoria Champions Award. Os vencedores foram anunciados nesse sábado (24).

O professor de Robótica da Rede Sesi Senai de Alagoas, Eduardo Monteiro, explica que os alunos foram desafiados a pensar em soluções para problemas relacionados a atividades físicas, como o sedentarismo, que afeta milhões de pessoas em todo o planeta e causa doenças como a obesidade, por exemplo.

Este é o tema da “Temporada Replay” do Torneio de Robótica First Lego League, promovido no Brasil pelo Sesi Nacional, cujas etapas regionais vêm sendo realizadas de forma remota por causa da pandemia da Covid-19.

Com esse objetivo, a Robomac está desenvolvendo uma solução inovadora denominada Play Mac, um jogo destinado à prática de atividade física nos intervalos escolares. “O público-alvo do projeto são as crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares. O objetivo é fazer com que os jovens se movimentem mais na hora do intervalo e esqueçam um pouco os aparelhos eletrônicos”, revela Monteiro.

Além do projeto de pesquisa, a equipe construiu um robô programado para cumprir as missões determinadas pelo torneio numa disputa que contou com mais de 20 equipes dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. A máquina da equipe alagoana obteve o melhor desempenho da competição e ficou em 1° lugar.

Champion Awards

A equipe formada pelos alunos Maria Eduarda Vasconcellos, Emilly Souza, Maria Laura Nascimento, Pedro Henrique Silva, Maria Clara Oliveira e Alice Vieira Padilha ainda foi agraciada com o prêmio de 2° lugar na categoria Champions Awards e uma vaga na etapa nacional do Torneio First Lego League, que ocorrerá em junho próximo, em formato remoto, por conta da pandemia.

“A sensação de sair com duas premiações é maravilhosa, é a constatação de que a equipe realmente se empenhou, mesmo com o inimigo principal chamado tempo. Nos superamos e fomos agraciados com esses grandes resultados”, comemorou Pedro Henrique.

Outras equipes da Rede Sesi Senai de Alagoas continuam se preparando para as demais etapas regionais do Torneio FLL. São elas a Sesi Senai Roboben (Bahia, dias 29 e 30 de abril); Sesi Cambtec (Maranhão, 13 e 14 de maio); e Sesi Robocamb (Rio Grande do Norte, 14 e 15 de maio).

Compartilhe: