Notícias

EJA/Sesi gera oportunidades de crescimento pessoal e profissional

Quarta-feira, 07 de abril de 2021

Alunos e gestores de empresas relatam benefícios da elevação da escolaridade

Aos 37 anos de idade, o taxista Jonas Pessoa de Queiroz tinha um sonho: tornar-se advogado criminalista. Sem ter concluído o ensino médio, ele tomou uma decisão depois de assistir a uma reportagem na TV que mudaria sua vida. Era sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Sesi Cambona. 

Sem perder tempo, Jonas foi à Escola Sesi, fez a matrícula, concluiu o ensino médio e, hoje, comemora as boas notas no primeiro período do curso de Direito em uma faculdade privada de Maceió. A média dele é 8,5.

“Estou megafeliz. Apesar dos meus cabelos brancos, nunca é tarde para aprender. Vida que segue, após [concluir] o 8° período, vou fazer o exame da OAB e pós-graduação para atuar na área, especificamente, criminal. Enfim, nunca mais eu paro de estudar”, disse.

A Educação de Jovens e Adultos, explica o coordenador de Educação Básica do Sesi/AL, Tássio Paiva, proporciona a qualificação dos trabalhadores da Indústria e de pessoas como Jonas, por meio da elevação da escolaridade e da articulação da sua formação básica com a educação profissional.

É crescente o número de pessoas e de empresas que buscam esta modalidade de ensino. A Santa Casa de Misericórdia de Maceió é um exemplo. Entre os benefícios observados na organização estão a motivação e a retenção de talentos. “[A EJA] abre possibilidades de participação em processos seletivos internos e ascensão a novos cargos, além da motivação do nosso colaborador em crescer na própria instituição”, ressaltou o gerente corporativo de Gestão de Pessoas, Sílvio Nascimento Mélo.

Oportunidades de crescimento

Segundo ele, o investimento proporciona uma grande oportunidade para o pessoal que ainda não havia concluído o ensino médio. “Não tenho dúvidas de que é o melhor presente que você pode proporcionar ao seu colaborador para possibilitar o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional!”, afirmou Mélo, ao destacar a metodologia exclusiva da Rede Sesi.

Baseada no reconhecimento de saberes, ela promove a valorização dos saberes e experiências adquiridas pelos estudantes ao longo de sua trajetória pessoal e profissional. “Essa metodologia nos permite desenvolver um plano pessoal de estudos que atenda de forma personalizada os percursos individuais de aprendizagem de cada estudante”, explica Tássio Paiva.

Os empresários e as pessoas da comunidade podem saber mais sobre os benefícios da EJA no site al.sesi.com.br ou pelo telefone (82) 3021.7374.

Compartilhe: