Notícias

Central de Triagem passa a atender pacientes com síndromes gripais no Ginásio do Sesi

Terça-feira, 14 de abril de 2020

Também chamado de Centro de Triagem da Sesau, a medida preventiva protege aos profissionais de saúde que trabalham no Hospital Geral do Estado

A Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do Hospital Geral do Estado (HGE), localizada no Ginásio do Sesi, no Trapiche, já está em funcionamento. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), empresário José Carlos Lyra de Andrade, acompanhou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante a entrega do equipamento na manhã desta terça-feira, 14.

Com o apoio do Sesi, que cedeu o espaço, e da Braskem, que viabilizou a estrutura e o mobiliário, o Governo de Alagoas vai direcionar o fluxo de pacientes que chegam ao HGE com sintomas gripais, evitando assim que pessoas com suspeitas do novo coronavírus (a Covid-19), sejam transmissoras do vírus para os pacientes e profissionais que estão internados na unidade.

“Em todo o país, a Indústria tem colaborado para achatar a curva do coronavírus e combater os impactos desta pandemia na economia, na saúde pública e na sociedade. É uma luta que exige empenho e solidariedade”, afirmou José Carlos Lyra. 

A estrutura é dotada de 10 consultórios, 4 salas de coleta e 16 poltronas de medicação. Serão 114 profissionais entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêutico e administrativo. A Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do HGE funcionará 24h, e sete dias por semana.

Por mês, o Hospital Geral do Estado atende, em média, 600 pessoas. Destes pacientes, segundo informa o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, metade destas pessoas que chegam à área de urgência do HGE, estão com alguma síndrome gripal. Com a nova estrutura médica, o HGE mantém a prioridade dos atendimentos de emergência.

Também chamado de Centro de Triagem da Sesau, a medida preventiva protege aos profissionais de saúde que trabalham no Hospital Geral do Estado com outras demandas emergenciais, a exemplo de cuidados e tratamentos referentes a traumas.

“Uma parceria muito importante da Braskem e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas que chegam para se somar aos esforços diários da Secretaria de Estado da Saúde, do Governo de Alagoas”, ressaltou o secretário Alexandre Ayres.

Compartilhe: