Notícias

Feira na Escola Sesi Cambona ensina empreendedorismo na prática

Sexta-feira, 31 de maio de 2019

Alunos criam os produtos, desenvolvem um plano de negócios e vendem

Empreendedorismo. E na prática. Esta experiência foi vivida por estudantes do Ensino Fundamental da Escola Sesi Cambona, na manhã desta sexta-feira (31), durante a Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Em toda a escola, os estandes ofereciam de produtos de decoração artesanal a alimentos. Pais, alunos de outras turmas e a comunidade compravam a produção.  

“A idéia é essa mesmo: diversificar. Todos os anos, cada turma fica responsável por um tipo de negócio. E o bom é que o aluno, quando vai crescendo aqui na escola com a gente, vai experimentando as outras modalidades de negócio. Ele faz plano de negócio, aprende a vender, vai começando a compreender como é o processo de produção, de comercialização”, explica a diretora da escola, Alessandra Damacena.

Primeiro, os alunos criam os produtos e desenvolvem um plano de negócios. Depois, é a hora de vender. A metodologia empreendedora é ensinada pelos professores do Sesi, que recebem capacitação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A equipe da Maria Luiza, do 6º ano C, levou pulseiras, colares, brincos e imãs decorativos. O movimento, segundo ela, estava excelente. “O resultado da feira foi muito bom porque a gente vendeu muita coisa. É muito legal porque a gente aprende como vai ser no mundo do trabalho”, destacou.

O coordenador de Educação Básica do Sesi/AL, Tássio Paiva, conta que a Feira é o começo da introdução da cultura de inovação nas escolas. “O JEPP é um embrião disso tudo: trazer empreendedorismo, desenvolver ações de responsabilidade com os nossos alunos desde o início no Ensino Fundamental”, disse.

Não é só o lucro, o mais importante é o aprendizado, disse o garoto Paulo André, do 9º ano A. “O que eu mais aprendi foi sobre o valor do nosso marketing, da união da turma, e a gente percebeu que o planejamento é fundamental para fazer uma feira melhor. Uma empresa sem planejamento, sem organização, sem divisão de tarefas, sem uma liderança bem estabelecida não funciona, não vai pra frente”, revela.

A gerente executiva de Educação do Sesi/Senai, Clarisse Araújo, prestigiou a Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos. 

Compartilhe: